(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Mariana Kasten)
Após seis temporadas atuando na Europa, passando por Suécia, Finlândia e Dinamarca, o lateral-esquerdo Jean Carlos está de volta ao seu país natal, e, como demonstrado em sua entrevista coletiva de apresentação, realizada na tarde desta sexta-feira, 17, na Sala Bauma de Imprensa, satisfeito que o XV de Piracicaba é o destino. O jogador de 29 anos enalteceu o Nhô Quim e o grupo de trabalho que se encontra na disputa do Paulistão A2 Sicredi, iniciado na última quarta-feira.
“Muito feliz em estar aqui para defender as cores do XV. Agradeço ao clube por ter me aberto as portas neste retorno ao Brasil. A expectativa é muito boa. Esta é minha primeira experiência no futebol paulista. Apesar disso, eu o conheço, pois o acompanho, tanto na A1 quanto na A2, e, para mim, é o melhor estadual do país”, disse o atleta, que jogou pelo IFK Norrköping, da Suécia, na última temporada, e, inclusive, já foi relacionado no triunfo do Alvinegro Piracicabano, em Barueri.
Na ocasião, o XV ganhou por 2 a 1 do Oeste, no Estádio Municipal Orlando Batista Novelli. “Toda estreia tem seus prós e contras. Foi uma partida difícil, fora de casa, em um gramado sintético, o que foi novidade para alguns, em um horário complicado, com muito calor, mas o mais importante é que a vitória veio. Isso nos deixa mais confortáveis para a sequência”, analisou Jean Carlos, formado no Goiás, e que conta com experiências, também, por CRAC/GO, Paysandu e Sport, entre outros.
“Todos nós estamos aqui para trabalhar, com o objetivo de ajudar o clube, que visa o acesso e o título. Os jogadores estão se dedicando, e querem estar aqui”, concluiu o atleta, elogiando o elenco quinzista, que se prepara para voltar a campo no próximo sábado, 18, às 18h00, em jogo pela segunda rodada do estadual, com o Linense, que marcará o reencontro do time com os seus torcedores no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, depois de quatro meses.
Osman é contratado e será o camisa 15
Por falar em elenco, mais uma importante peça foi incorporada a ele. O atacante Osman, de trajetória consolidada no futebol brasileiro, é o 20° reforço definido pelo Nhô Quim desde o início de sua pré-temporada. O jogador de 32 anos, que em 2024 vestiu as camisas de Chapecoense e Brusque, será o camisa 15 do Alvinegro Piracicabano. O atleta, inclusive, teve o seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) e já consta na relação de inscritos para o Paulistão A2 Sicredi.

Osmar Jr
Osman de Menezes Venâncio Júnior nasceu em São Paulo e iniciou sua trajetória profissional no Santos, de onde seguiu por empréstimo para o Oeste, se sagrando campeão do Brasileiro Série C, em 2013. Já sem vínculo com a equipe da Baixada Santista, Osman continuou seu caminho no estado, por Comercial, Sertãozinho e Juventus, até se transferir para o Luverdense/MT. Em 2016, jogou por empréstimo pelo América, obtendo o título e sendo eleito o melhor atacante do Mineiro.
Também por empréstimo, em seguida, o jogador teve a sua primeira passagem pela Chapecoense, levantando o troféu do Catarinense, em 2017. Posteriormente, defendeu Red Bull, Bragantino (campeão do Campeonato Brasileiro Série B, em 2019), Gyeongnam da Coreia do Sul, Ponte Preta, Coritiba, Cuiabá (conquistando o Mato-grossense, em 2021), Inter de Limeira, Mirassol (novamente ganhando o título do Brasileiro Série C, em 2022) e Botafogo/SP, até a temporada passada.