(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Danilo Rocha)
O XV de Piracicaba tem um novo goleiro em seu elenco. Léo Steffen, 24 anos, formado nas divisões de base de Grêmio e Bahia, e que estava no Santa Helena/GO, está integrado ao grupo que se prepara visando a disputa do Paulistão A2 Sicredi 2025. Com ele, são nove contratações confirmadas pelo Nhô Quim nesta fase de pré-temporada, que teve, na manhã desta sexta-feira, 6, nova atividade em campo no CFTA (Centro de Formação e Treinamentos de Atletas) Field Pró-Atletas.
Leonardo Carretos Steffen nasceu em Porto Alegre/RS, e atuou na base gremista durante uma década, dos nove até os 19 anos de idade, chegando a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 nesse período. Após deixar o time gaúcho, foi para o Bahia, tendo jogado na categoria Sub-20. Já como profissional, defendeu, entre outros, o Blumenau/SC (onde foi campeão do Catarinense Série C, em 2021), o Cianorte/PR e o North Esporte Clube/MG, pelo qual obteve mais um título estadual.
Juntamente com o volante Evanderson, outro recém-anunciado pelo Alvinegro Piracicabano, levantou o troféu do Campeonato Mineiro 2ª Divisão, em 2022. Os demais reforços anunciados pelo clube, até este instante, são o lateral-direito Samoel Pizzi, o lateral-esquerdo Caíque, os zagueiros Barboza, Léo Gobo e Luizão, os volantes Emerson Muller e Evanderson e o meio-campista Matheus Carvalho. O próximo compromisso do XV, o Paulistão A2 Sicredi 2025, começará em 15 de janeiro.
Em Conselho Técnico realizado no último dia 11, além da data de início da competição, foi comunicado também que a decisão acontecerá no fim de semana do dia 6 de abril. O regulamento segue semelhante ao das últimas edições. Na primeira fase, as 16 equipes jogarão entre si, em turno único. Os oito melhores avançarão às quartas de final, quando terá início o sistema eliminatório, em ida e volta, e entrará em vigor o uso do VAR (sigla em inglês para Árbitro Assistente de Vídeo).
Uma novidade é que, por opção dos representantes dos times envolvidos no torneio, as agremiações de melhor campanha poderão escolher se farão a partida da volta em casa ou fora. Em caso de empate no placar agregado, a definição irá para os pênaltis. Dessa forma, o certame se desenrolará até o campeão (que ascenderá à elite no ano seguinte, juntamente com o vice), ser conhecido. Os dois últimos colocados ao término da primeira fase jogarão o Paulistão A3 em 2026.