(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O elenco do XV de Piracicaba se reapresentou na manhã desta terça-feira, 29, no Barão da Serra Negra, e, desta forma, iniciou sua preparação visando a última rodada da primeira fase da Copa Paulista 2023. Na ocasião, o Nhô Quim atuará diante do Primavera, no próximo domingo, 3, às 10h00, no estádio municipal em Piracicaba. Líder do grupo 2, com 21 pontos ganhos, o Alvinegro Piracicabano está classificado às quartas de final, e busca se manter na primeira posição geral.
As atividades do dia contaram com trabalhos de core e preventivos, força e potência e de velocidade. “Os atletas estão se comportando muito bem taticamente. O grupo tem entendido o perfil de equipe que queremos implantar, que primeiro compete para depois jogar. Temos esta semana cheia para nos prepararmos da melhor maneira possível, para mais um desafio com um time de qualidade, que está na disputa por uma vaga. Seguimos trabalhando forte, pois ainda temos nossos objetivos na competição”, externou o técnico quinzista, Paulo Roberto Santos.
A chave em que se encontra o XV tem ainda o Juventus em segundo lugar, com 16 pontos; o Primavera em terceiro, com 13 pontos; o Oeste em quarto, com 12 pontos; a Ponte Preta em quinto, com seis pontos; e o Red Bull Bragantino em sexto, com cinco pontos obtidos. Os dois primeiros de cada um dos três grupos que compõem esta primeira fase, mais os dois melhores terceiros colocados, independente da chave a que pertençam, seguirão adiante, à fase que será eliminatória.
Os encontros das quartas de final serão definidos a partir das campanhas dos classificados, de acordo com a pontuação conquistada por cada um: 1ª melhor campanha x 8ª melhor campanha; 2ª melhor campanha x 7ª melhor campanha; 3ª melhor campanha x 6ª melhor campanha; e 4ª melhor campanha x 5ª melhor campanha. As equipes com melhor aproveitamento terão a vantagem do mando de campo na segunda partida. Empate no placar agregado dos dois jogos leva aos pênaltis.
Em relação à classificação geral da competição, além do Nhô Quim, Portuguesa e São José, que possuem 20 pontos cada, e Portuguesa Santista e Noroeste, que somam 18 pontos cada um, ainda podem terminar a primeira fase na primeira posição. Para a partida com o clube de Indaiatuba, o treinador do Alvinegro Piracicabano não contará com o atacante Maikinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo no torneio estadual, no último fim de semana, e cumprirá suspensão automática.