

(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
Após encerrar suas atuações pelo turno da primeira fase da Copa Paulista Sicredi, na tarde do último sábado, o elenco do XV de Piracicaba se reapresentou na manhã desta segunda-feira, 14, iniciando, assim, os seus ajustes para a abertura do returno. O Nhô Quim, que venceu o seu último jogo por 1 a 0, diante do Paulista, no Estádio Dr. Jayme Pinheiro de Ulhoa Cintra, volta a campo na próxima sexta-feira, às 20h00, com o São Bento, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba.
“Foi uma vitória importantíssima, pois não é fácil jogar lá. Foi uma partida difícil. Saímos de campo, mais uma vez, sem sofrermos gol, e gostaria de parabenizar o nosso sistema defensivo, que começa lá na frente, com o nosso setor ofensivo”, disse o técnico Moisés Egert, em relação ao triunfo em Jundiaí, com tento do meio-campista Messias. “Eu venho falando para os atletas. Dessa vez, o Messias teve sua chance, em outros jogos foram outros e assim será sucessivamente”, prosseguiu.
“Os jogadores têm entendido isso. Existem critérios, de dia a dia de trabalho, e é importante esse critério para que todos tenham a sua oportunidade, como o Messias teve e outros, que ainda não tiveram, terão. Desse modo, contaremos com um elenco pronto, à disposição, com minutagem”, completou o treinador. A quinta rodada, pela chave em que se encontram as equipes, contou, ainda, com o empate em 2 a 2 entre Primavera e São Bento, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Guarani e Rio Branco fecharão a rodada, pelo grupo 3, às 19h00 desta segunda-feira, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Alvinegro Piracicabano lidera a chave, neste momento, com 11 pontos ganhos. O Primavera vem na sequência, com nove pontos. O São Bento está com seis, Guarani e Paulista com quatro e o Rio Branco com dois pontos obtidos. Os quatro primeiros colocados de cada um dos quatro grupos que compõem esta fase inicial irão às oitavas de final.
A partir daí, entrará em vigor o eliminatório, em ida e volta. Os times com as melhores campanhas terão direito ao mando de campo na segunda partida. O empate no placar agregado levará a definição para as cobranças de pênaltis. O campeão poderá escolher entre uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D ou na Copa do Brasil de 2026, com o vice ficando com a opção restante. O XV de Piracicaba conquistou o título do torneio duas vezes, nos anos de 2016 e 2022.