(Texto e foto: Ruben Fontes Neto / XV de Piracicaba)
Com muita raça, o time sub-20 do XV de Piracicaba conquistou a Copa Ouro neste sábado (18), no Barão da Serra. Após abrir o placar e sofrer a virada, o Alvinegro foi buscar o empate nos minutos finais e contou com o heroísmo do goleiro Jonathan para ficar com o título após uma campanha praticamente perfeita. O XV abriu o placar com o atacante Bruno, que marcou o 10º gol dele no campeonato – foi o artilheiro -, mas o time adversário chegou ao empate logo em seguida após cruzamento desviado na área.
Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Alysson foi expulso e deixou o XV com um homem a menos. Apesar da pressão adversária o placar ao término do primeiro tempo ficou mesmo no 1 a 1. Logo no início do segundo tempo, um atleta do Osasco foi expulso. Em igualdade numérica, o time visitante virou a partida após novo lance de cruzamento na área quinzista. A partir daí, o XV precisou buscar forças para superar o bom adversário e o calor na cidade de Piracicaba.
Após algumas chances criadas e desperdiçadas, o XV chegou ao empate já perto do final da partida. Após escanteio, Caíke antecipou na primeira trave e fez o gol que levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Jonathan, que mostrou frieza quando o XV perdia para defender duas vezes e deixar o caminho livre para Neposiano bater o pênalti decisivo e fechar a contagem em 4 a 3 para o Alvinegro.
Além do título, o XV ganhou todos os prêmios individuais da competição. Jonathan foi o goleiro menos vazado com apenas dois gols sofridos – ambos na final – em seis jogos. Bruno foi o artilheiro e Miranda faturou o troféu de melhor jogador do torneio.
Ficha Técnica
XV de Piracicaba (4) 2×2 (3) EC Osasco
Copa Ouro
Data: 18/09/2021
Hora: 10h
Local: estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba
XV de Piracicaba: Jonathan; Murilo Henrique (Neposiano), Alysson, Osman (Caíke) e Ismael; Mika (Iago), André Martini e Davi Moraes (Victor Bernardo) ; João Pedro (Emanoel), Bruno (Eric) e Miranda (Romarinho)