Home Esporte DNA XV: base inicia competições de olho em frutos para o clube

DNA XV: base inicia competições de olho em frutos para o clube

por Marcelo Sá

(Texto: Ruben Fontes Neto / XV de Piracicaba. Arte: Divulgação / XV)

A equipe Sub-20 do XV de Piracicaba estreia no Campeonato Paulista da categoria nesta quinta-feira (5), às 15h, diante da Ferroviária. A partida, que terá transmissão via Paulistão Play, ocorrerá em Indaiatuba, no estádio Italo Mário Limongi, em virtude das reformas que acontecem no gramado do Barão da Serra Negra. Após ser eliminado de forma invicta em 2020 e na nona colocação geral, a expectativa é que a equipe realize uma boa campanha, mesmo com elenco reformulado.

“Conversamos com o presidente Rodolfo Geraldi e ele disse que queria uma mudança no perfil dos atletas. Nós acatamos e passamos a trabalhar com atletas mais novos. Montamos uma equipe que a maioria dos atletas é 2002 ou 2003 e temos até atletas 2005 em nosso elenco. Mesmo assim a resposta vem sendo boa, os garotos tão dando a respostas nos jogos-treinos e foram campeões do torneio preparatório em Tietê”, comentou o coordenador das categorias de base Carlão Querino.

Assim como nas temporadas anteriores, a equipe será comandada por Denis Augusto. “Estou no clube desde 2018, passei pelo sub-17 e é meu terceiro ano no Sub-20. A ideia é sempre manter o trabalho, fazer os atletas evoluírem para poder chegar ao profissional”, disse. Além do Campeonato Paulista, o XV também disputará a Copa Ouro, da Associação Paulista de Futebol. A partida de estreia acontece na sexta-feira (6), no CT XV-Raízen, diante do Revelação de Araras.

“A ideia é colocar os atletas que não joguem contra a Ferroviária e dar minutagem para os atletas mais novos, para quando precisar usar no Paulista eles estarem prontos. Em vez de fazer jogo-treino, fazemos jogos mais motivadores porque é uma competição”, avalia Denis Augusto.

DNA XV

Assim como muitos clubes já fazem, o XV agora também terá uma nomenclatura própria para identificar sua categoria de formação. A identidade DNA XV é uma forma de enaltecer a cultura reveladora do clube, que já formou jogadores de Seleção Brasileira como De Sordi, Neves, Chicão e Paulinho Massariol. Atualmente, alguns atletas com passagem pela base do clube disputam as principais divisões do Campeonato Brasileiro: Lucas Beraldo (São Paulo), Mateus (Palmeiras), Felipe Azevedo (América-MG), Daniel Costa (Sampaio Corrêa-MA), Raul Prata (Vitória-BA) e João Veras (Ponte Preta). Além disso, o elenco profissional conta com 12 jogadores oriundos das categorias de formação.

Você pode gostar

Deixe um comentário