(Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
Próximo desafio do elenco profissional do XV de Piracicaba, o Paulistão A2 Sicredi 2025 começará em 15 de janeiro, com a mesma fórmula da edição deste ano. As diretrizes da competição foram definidas em Conselho Técnico realizado no início da tarde desta segunda-feira, 11, no Mercado Livre Arena Pacaembu (Praça Charles Miller), em São Paulo, com integrantes da Federação Paulista de Futebol e dos clubes envolvidos no torneio, que terá a sua grande final no dia 6 de abril.
Na primeira fase, os 16 times jogarão entre si, em turno único, com os oito melhores avançando para as quartas de final, quando terá início o sistema eliminatório, em ida e volta, e entrará em vigor o uso do VAR (sigla em inglês para Árbitro Assistente de Vídeo). Uma novidade é que, por decisão dos representantes dos clubes, as equipes de melhor campanha poderão escolher se farão a partida da volta em casa ou fora. Em caso de empate no placar agregado, a definição irá para os pênaltis.
Campeão e vice serão promovidos à elite estadual no ano seguinte, enquanto os dois últimos colocados disputarão a Série A3 em 2026. Em relação às transmissões dos jogos, elas serão feitas pelo canal Paulistão, no YouTube, TV Cultura e TV Record Interior. Neste ano, o Paulistão A2 Sicredi alcançou quase 8 milhões de visualizações nas transmissões do YouTube, atingindo 2 milhões de usuários únicos. Pela Record, foram quase 4 milhões de espectadores acompanhando.
A expectativa é que essas marcas sejam quebradas no ano que vem, chegando à maior visibilidade da história do campeonato. O presidente Matheus Bonassi e o supervisor das categorias de formação do Nhô Quim, Carlos Querino, representaram o Alvinegro Piracicabano no encontro na capital paulista. “Torço para que a nossa estreia seja em Piracicaba, para começarmos com aquela energia positiva no Barão”, disse o mandatário quinzista, eleito no último dia 29 de outubro.
“Sabemos que em toda e qualquer competição que o XV entra, é para ser protagonista. Nós não podemos ser coadjuvantes, e estamos atuando para sermos um bom protagonista, trabalhando forte na montagem do elenco para o Paulistão A2 Sicredi, que será um dos mais difíceis dos últimos anos, com clubes tradicionais, de camisas pesadas, alguns com grande investimento também. O trabalho é sempre voltado para o melhor do nosso XV”, externou Bonassi, sobre a sua expectativa.