(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
Passada a disputa do Paulistão A2 Kia 2023, o XV de Piracicaba voltou, de vez, suas atenções para o Campeonato Brasileiro Série D, que começará no primeiro fim de semana de maio. A tabela detalhada do torneio, com datas e horários exatos de cada partida, ainda será divulgada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Nhô Quim, porém, já sabe o caminho que percorrerá na primeira fase, e que estreará em casa, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, com o Maringá.
O balanço feito pela comissão técnica quinzista é positivo, em relação à trajetória vivida no estadual, mesmo com o objetivo do acesso não sendo alcançado. O Alvinegro Piracicabano se despediu da competição na noite do último sábado, após a derrota por 2 a 0 diante da Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O elenco se reapresentará na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, dando início, assim, aos preparativos para o retorno ao cenário nacional, depois de seis anos.
“Eu só tenho a agradecer aos atletas, pelo empenho, pela seriedade. Nós conversamos no vestiário, que nosso time foi muito capaz ao longo do campeonato, porque nós chegamos a flertar com o Z2 (zona de rebaixamento) e, por comprometimento dos jogadores, alcançamos essa situação de semifinal”, disse o técnico Cléber Gaúcho, ainda no sábado. A arrancada, lembrada pelo treinador, totalizou dez jogos de invencibilidade, o que incluiu seis vitórias consecutivas de seu plantel.
“Agradeço por tudo que eles fizeram. Nós estamos no clube, nesta nova passagem, desde o segundo semestre do ano passado, e, em duas competições, fomos campeões em uma, na Copa Paulista, o que deu nos deu a possibilidade da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, e na outra, uma Série A2 dificílima, muita competitiva, e nós com um orçamento abaixo de muitas equipes, conseguimos chegar às semifinais”, enalteceu o treinador do Nhô Quim, que elogiou o adversário.
“Pegamos o melhor time do campeonato, com o melhor ataque. Tentamos equilibrar as duas partidas, mas eles foram superiores e mereceram, temos que reconhecer. Eles alcançaram o acesso, também, por tudo que fizeram ao longo do torneio”, externou Cléber Gaúcho. O planejamento da diretoria e do departamento de futebol profissional, pensando no Campeonato Brasileiro Série D, já contou com algumas reuniões, inclusive na FPF (Federação Paulista de Futebol), paralelamente aos esforços para a conquista do acesso à elite estadual, e foi intensificado nesta segunda-feira.