Endric Araújo, ex-base de Corinthians e São Paulo, foi destaque nas campanhas que levaram o Berço SC, em 2019, e o Brito SC, neste ano, ao Campeonato de Portugal.
Com a bola voltando a rolar na Europa após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns campeonatos chegam a suas definições, e assim, um brasileiro segue fazendo história no velho continente. Trata-se do atacante Endric Araújo, que conquistou o segundo acesso consecutivo na carreira atuando por dois clubes diferentes no futebol português.
Com passagens pelas categorias de base do Corinthians, São Paulo e Paraná, Endric se profissionalizou ainda jovem em Portugal, onde já atuou por Rio Ave, Gondomar, Nogueirense e Naval. Mas foi em 2019, defendendo o Berço SC, que o jogador começou a escrever seu nome no país, após ser peça fundamental no título da Liga Pró-Nacional, que garantiu a promissora equipe da região de Guimarães no Campeonato de Portugal, a terceira divisão lusitana.
“Quando cheguei no Berço o presidente me disse que o projeto do clube era alcançar a elite em 10 anos. Achei loucura pois estávamos disputando a quarta divisão ainda. Foi então que vi o tamanho do profissionalismo e da estrutura que oferecem e achei possível. O bom planejamento refletiu dentro de campo e conquistamos o título e o acesso. Fico feliz por ter contribuído para isso”, comentou o brasileiro.
Em janeiro deste ano o atacante se transferiu para o Brito SC, também de Guimarães, onde voltou a disputar a Pró-Nacional. Com atuações de destaque e gols importantes, Endric foi novamente decisivo ao balançar a rede na vitória por 1 a 0 do time alvinegro diante do Vilaverdense, na última rodada da competição. O triunfo garantiu o vice-campeonato do Brito na Liga, conquistando assim uma vaga no Campeonato de Portugal na próxima temporada.
Aos 26 anos e com dois acessos consecutivos no currículo, o atleta se sente completamente adaptado ao país e projeta disputar em breve a elite portuguesa.
“Me sinto em casa em Portugal. Minha família vive comigo aqui e isso também ajuda bastante a focar somente no futebol. Quando cheguei no Rio Ave treinei com grandes jogadores como Ederson (hoje no Manchester City-ING) e Oblak (atualmente goleiro do Atlético de Madrid-ESP). Sei do meu potencial e onde posso chegar. Essas conquistas são muito gratificantes e são resultado de muito suor e dedicação. Então vou continuar trabalhando firme para seguir atingindo meus objetivos e um dia, quem sabe, voltar a atuar na primeira liga”, afirmou Endric.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.