O Campinas Innovation Week começa nesta segunda-feira, 9 de junho, no Prédio do Relógio, um dos ícones históricos da cidade e hoje símbolo da revitalização do Centro de Campinas. O espaço, que faz parte do antigo Pátio Ferroviário da Companhia Mogiana, foi transformado em um polo de inovação, mobilidade e desenvolvimento urbano.
A realização do evento no local, como todos os anos, representa um passo importante na requalificação da região central, que além de resgatar o valor histórico da área, também se prepara para receber novos projetos futuros estruturantes, como a estação do Trem Intercidades (TIC) e um Hub de Inovação.
A integração entre o patrimônio histórico e o futuro da mobilidade urbana reforça o compromisso de Campinas com o desenvolvimento sustentável, conectando a Estação Cultura, a Rodoviária Ramos de Azevedo, o Terminal Metropolitano e futuros modais de transporte, criando um eixo multimodal que conecta transporte coletivo, história e tecnologia em um único espaço.
A proposta é preservar o patrimônio ferroviário, enquanto se investe em soluções de mobilidade urbana moderna, estimulando o desenvolvimento sustentável da região central de Campinas.
Trem Intercidades
O Pátio da Estação Cultura será adaptado para levar os passageiros até a área de embarque do Trem Intercidades. Com uma velocidade de até 140 km/h, o trem terá capacidade de 860 passageiros por viagem. O trajeto de 101 km oferecerá um serviço expresso entre o terminal da Água Branca, Jundiaí e Campinas, com duração de 64 minutos. Também haverá o Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas, com 44 km de extensão e 33 minutos de trajeto.
Em Campinas, serão duas plataformas, uma delas a do TIC utilizará a gare (estação) existente. A outra, do TIM, será nova. Uma terceira via será dedicada ao transporte de cargas, que precisará ser remanejado.
Hub de Inovação
Outros espaços do Pátio Ferroviário como a Rotunda estão contemplados no projeto do Hub de Inovação, resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e a PUC-Campinas.
A área total de intervenção apresentada foi de quase 42 mil m², sendo 23 mil m² destinados à inovação, 11 mil m² para empresas consolidadas e 8 mil m² para startups. O espaço da antiga rotunda irá se tornar um espaço para alimentação com restaurante. O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) já deu parecer favorável ao Estudo Técnico Preliminar para implantação do projeto.
Sobre o Campinas Innovation Week 2025
O Campinas Innovation Week 2025 acontece de 9 a 13 de junho, no Prédio do Relógio, no Pátio Ferroviário de Campinas. O evento, que ocupa uma área de 11 mil m², terá 38 estandes de expositores e a estreia da loja oficial CIW, novidade desta edição. A programação é gratuita e aberta ao público, com atividades das 9h às 18h, e reúne instituições de destaque como Sebrae, PUC-Campinas, Unicamp, Instituto Eldorado, CNPEM, IMA, Emdec, Ital, CTI Renato Archer, Foodtech Hub, ACIC e Ministério do Empreendedorismo, entre outros. Além da área interna do prédio, o espaço contará com credenciamento externo e uma praça de foodtrucks. Para participar, é necessário se cadastrar pelo site: campinasinnovationweek.com.
Serviço
Campinas Innovation Week 2025 Data: de 9 a 13 de junho Horário: 9h às 18h Local: Prédio do Relógio (R. Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial)
Informações e inscrições: https://campinasinnovationweek.com.br/
O Campinas Innovation Week chega à sua segunda edição em 2025 consolidado como um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do País. O evento vai acontecer entre os dias 9 e 13 de junho, no Prédio do Relógio, no Pátio Ferroviário. A entrada é de graça. A realização é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e execução da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).
Imagens/ Texto/ Prefeitura Municipal de Campinas / Créditos Foto Manoel de Brito Arquivo PMC
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.