(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Mariana Kasten)
O XV de Piracicaba encerrou com vitória a sua participação na primeira fase da Copa Paulista Sicredi. O Nhô Quim recebeu o Grêmio São-Carlense na tarde deste sábado, 17, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, e ganhou por 3 a 1, pela décima rodada. O Alvinegro Piracicabano saiu na frente em um gol contra, os visitantes empataram com o atacante Ferreira, e os donos da casa voltaram a ficar à frente em tentos do atacante Lucas Duni e do zagueiro Júnior Sergipano.
A equipe quinzista, que já havia confirmado sua classificação de maneira antecipada, assim como a vice-liderança do grupo 3, terminou esta etapa da competição com 13 pontos, com a oitava melhor campanha no geral, e terá o Oeste, nono colocado, como seu concorrente nas oitavas de final. Com isso, o time dirigido por Leandro Samarone terá direito ao mando na volta (empate no agregado leva para os pênaltis). As datas e os horários serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol.
O jogo
O XV por muito pouco não abriu o placar logo no minuto inicial de partida. Serginho descolou bom passe para Lucas Duni, que deu um toquinho por cobertura, na saída do goleiro. A bola triscou na trave e não entrou. Lucas Duni levou perigo novamente ao gol adversário aos oito minutos, depois de receber de Vitor Braga, partir com a bola dominada pela esquerda e arrematar cruzado, pela linha de fundo. O Alvinegro Piracicabano conseguiu inaugurar o marcador aos 18 minutos.
Felipe Benedetti buscou Luís Araújo, na segunda trave, em toque rasteiro, o volante Claudemir foi cortar e acabou marcando contra. Rickelmy arriscou da intermediária, aos 24, e a bola saiu à esquerda de Gabriel Coutinho. O próprio Rickelmy encontrou Ferreira na entrada da área, em passe por elevação, aos 38. O camisa nove dominou entrando na área, disputou com a marcação e conseguiu concluir de pé direito, para empatar o jogo. Rickelmy tentou de novo aos 40 minutos.
O atleta chutou com força, de fora da área, e a bola passou à direita da meta do Nhô Quim, que viria a fazer o segundo no minuto seguinte. Gustavo Braga cruzou pela esquerda e Lucas Duni cabeceou no contrapé do goleiro. Serginho, aos 44, tomou a bola pela direita, avançou com ela, chegou até a entrada da área e finalizou colocado, no chão. Lucas Alves defendeu. Já na etapa final, aos sete minutos, Gilberto Alemão bateu falta na lateral da área, pela esquerda, e a bola foi para fora.
Vitor Braga, aos 21, recuperou a posse de bola para o XV e deixou com Haruna. O atacante, na entrada da área, finalizou, a bola desviou na zaga e passou perto da trave esquerda. O terceiro do Alvinegro Piracicabano veio aos 30. Vitor Braga cobrou escanteio e Júnior Sergipano subiu mais do que todos. João Salles, aos 35, cruzou pela direita e Fabrício, na área, pegou de primeira, de pé direito. A bola saiu à esquerda do gol. O próprio Fabrício teve outra tentativa, após um minuto.
O jogador ficou com a sobra na entrada da área, chutou travado pela defesa e a bola acabou com Lucas Alves. Capixaba, aos 36 minutos, girou na entrada da área e arrematou rasteiro, à direita de Gabriel Coutinho, pela linha de fundo. Gilberto Alemão, aos seu estilo, cobrou falta com intensidade, aos 43, e a bola passou perto da trave direita da meta adversária. Diego, aos 46 minutos, também bateu falta com volúpia e o goleiro do Nhô Quim defendeu, em um dos últimos lances do encontro.
Ficha técnica
Copa Paulista Sicredi – 10ª rodada
XV de Piracicaba 3×1 Grêmio São-Carlense
Data: 17/08/2024
Horário: 15h00
Local: Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Gols: Claudemir (contra) aos 18’ e Lucas Duni aos 41’ 1/T e Júnior Sergipano aos 30’ 2/T (XVP); e Ferreira aos 38’ 1/T (GSC)
Cartão amarelo: Luís Araújo (XVP)
Público total: 1.101
Renda: R$14.730,00
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Árbitro Assistente 1: Ricardo Pavanelli Lanutto
Árbitro Assistente 2: Giovanni Crescêncio
Quarto Árbitro: Ronald Horns Araújo
Analista de Vídeo: Cleber Luís Paulino
XV de Piracicaba – Gabriel Coutinho; João Salles, Gilberto Alemão, Júnior Sergipano e Gustavo Braga (Gabriel Augusto); Willian Monteiro, Felipe Benedetti (Haruna) e Vitor Braga (Iago); Serginho, Luís Araújo (Anthony) e Lucas Duni (Fabrício) Técnico: Leandro Samarone
Grêmio São-Carlense – Lucas Alves; Dayvisson, Welton, Ricardo Batista (Jesus) e Mateus Petri; Claudemir (Rodolfo), Vitor Ferezin e Cauã Andrade (Diego); Rickelmy (Sheik), Léo Pedro e Ferreira (Capixaba) Técnico: Alexandre Grasseli