(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Mariana Kasten)
O XV de Piracicaba e a Ecosolidar fecharam uma parceria voltada ao lado socioambiental. O projeto, já iniciado, visa, a princípio, a limpeza do Barão da Serra Negra, por um staff de cooperadas destinadas pela instituição. Os resíduos coletados no estádio municipal são direcionados para a cooperativa, onde são feitas a seleção, triagem e destinação correta dos itens. Com isso, a economia circular é fomentada e as contribuições ao meio ambiente, e às gerações futuras, são dadas.
Novas iniciativas de ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) estão em estudos entre as partes e em breve serão colocadas em prática. “Estamos sempre buscando construir parcerias com entidades públicas e privadas, para o desenvolvimento de projetos socioambientais, pensando na melhoria dos processos por meio de terceirizações de serviços e ações sustentáveis”, disse um dos representantes da Ecosolidar, Fernando da Silva, o Bozó.
“Atuamos unindo os segmentos ambiental e social. No primeiro, além da destinação correta de resíduos, trabalhamos para a redução de emissão de gases efeito estufa (CO2), utilizando triciclos elétricos, movidos à energia solar, o que combina tecnologia limpa, eficiência e cuidado com o meio ambiente. Já no aspecto social, geramos uma fonte de receita para famílias de baixa renda”, prosseguiu Bozó. A Ecosolidar está nos bairros São Jorge, em Piracicaba, e Camargo, em São Pedro.
“Essa colaboração mútua já tem sido de muita valia para o XV de Piracicaba, que também está atento às questões sociais e ambientais. Por isso, o clube tem procurado parcerias com instituições que possam fortalecer ações que atendam à essas áreas, colaborando com a população e o município em geral”, falou o gerente administrativo e financeiro do Alvinegro Piracicabano, Israel Martins. Nesse aspecto, o Nhô Quim prepara uma promoção para a partida do próximo sábado, 24.
O XV atuará diante do Primavera, às 17h00, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, pela 11ª rodada do Paulistão A2 Sicredi 2024, e o torcedor tem a oportunidade de trocar três garrafas pet por um ingresso da geral. As trocas, que começaram nesta quinta-feira, ocorrem nas bilheterias do portão 2, na Rua Silva Jardim, com uma carga limitada a 300 ingressos, sendo permitido dois por CPF. A iniciativa tem apoio da Ecosolidar, que colherá os materiais recicláveis.