(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba apresentou no fim da manhã desta quinta-feira, 7, seu 15º reforço para a disputa do Paulistão A2 Sicredi 2024. O atacante Minho, 31 anos, ex-Caxias, concedeu entrevista na Sala Bauma de Imprensa do Estádio Municipal Barão da Serra Negra e falou sobre as expectativas em obter mais um acesso. Nas últimas sete temporadas, o atleta ascendeu de divisão seis vezes, passando pelos títulos dos campeonatos Brasileiro Série B, em 2018, e Série D, há três anos.
“Montar um elenco com jogadores vencedores já ajuda bastante. Eu digo para a minha família que sou um cara abençoado por Deus, pois por onde passo, o clube está em uma crescente. Atuei pelo Paraná, por times aqui de São Paulo, como São Bernardo, Mirassol, que viviam esse projeto que o XV tem, de buscar algo melhor. Estamos trabalhando pensando no acesso, que seria muito importante para nós e para a instituição, dando sequência, se Deus quiser, na A1 em 2025”, externou Minho.
A sequência vitoriosa do atleta conta, além dos feitos citados acima, por Fortaleza e Mirassol, com os acessos da Série B para a Série A do Campeonato Brasileiro pelo Paraná, em 2017; da Série C para a B nacional pelo Criciúma, em 2021; e da Série D para a C do Brasileiro pelo São Bernardo FC, em 2022, repetindo o feito neste ano, pelo Caxias. No Alvinegro Piracicabano, ele reencontrou o técnico Paulo Roberto, com quem esteve no Santo André, em 2021. Minho teceu elogios ao treinador.
“É muito bom (voltar a trabalhar com ele). A minha passagem com ele pelo Santo André foi muito boa. É um técnico que entende as características dos jogadores e passa confiança. Estou muito motivado e espero fazer um grande ano aqui no XV, um clube gigante, que vem há algum tempo tentando sair da Série A2 e voltar para a Série A1. Estamos trabalhando para realizarmos um excelente trabalho, que resulte no acesso”, analisou Guilherme de Melo Silva, baiano de Coaraci.
“O plantel que está sendo montado é muito bom, experiente, acostumado a jogar decisões. A Série A2 se inicia no formato de pontos corridos e depois passa para o sistema eliminatório, então é preciso um mental muito forte. Eu estive recentemente no Caxias, que passava por essa mesma situação, por essa pressão e, graças a Deus, chegamos ao objetivo”, lembrou o atacante. A equipe quinzista participou de um treinamento técnico/tático na manhã desta quinta-feira, no Barão.