(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba tem um novo técnico. A chegada de Paulo Roberto Santos, 62 anos, foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 23, quando também, inclusive, aconteceu a apresentação oficial do treinador, ao lado do presidente quinzista Luís Guilherme Schnor, do gestor de futebol Douglas Pimenta e do técnico da equipe Sub-20 do Nhô Quim, Leandro Samarone, que dirigirá o time na partida deste sábado, às 17h15, diante da Inter de Limeira, no Barão da Serra Negra.
“O XV completa, no próximo mês de novembro, 110 anos de história, e esperamos que esse seja mais um grande passo em relação ao futuro dessa trajetória riquíssima. É um grande prazer apresentá-lo como novo treinador do clube, uma satisfação enorme termos chegado a esse acordo, a esse consenso, porque nós somos há muito tempo conscientes da responsabilidade e das dificuldades que temos, inclusive financeiras. A expectativa é muito boa”, externou Schnor.
“A chegada do técnico implica não somente na sequência do trabalho, como no planejamento visando as nossas próximas competições. Temos que pensar no dia a dia, no Brasileiro, na Copa Paulista, mas também já na Série A2 do ano que vem. O nome do Paulo (que assinou até o fim do estadual de 2024) sempre foi muito comentada em Piracicaba e esse casamento aconteceu. Dou as boas-vindas a ele, e sei que a nação piracicabana o recebe de braços abertos”, comentou Pimenta.
“É um grande prazer chegar ao XV. Esse era um desejo antigo. Quando a expectativa é positiva, por outro lado, aumenta a nossa responsabilidade. Tenho consciência disso, principalmente em se tratando de XV de Piracicaba, o qual tenho um conhecimento muito grande, bem como o clube tem de mim. Daremos o nosso máximo para que as coisas possam acontecer”, disse Paulo Roberto Santos, que acompanhará o jogo deste fim de semana no estádio municipal, em Piracicaba.
“Agora é procurar conhecer bem o grupo que aqui está, para a partir daí ter uma análise o mais breve possível, pois estamos com mais da metade da primeira fase do campeonato finalizada e devemos ser rápidos nessa leitura. O objetivo, nesse momento, é alcançarmos a classificação, independentemente da colocação, logicamente que quanto mais bem posicionado melhor, mas o importante neste instante é conquistarmos essa vaga para a próxima fase”, seguiu o profissional.
Paulo Roberto elogiou o treinador do Nhô Quim para este sábado. “O Samarone é um amigo que tenho de longa data. Quando cheguei ao futebol de São Paulo, em Rio Claro, já o conhecia. Conversamos inicialmente e conversaremos mais. Contamos com ele para nos passar um feedback”, enalteceu. Samarone retribuiu. “Importante neste momento a vinda do Paulo. Tivemos rapidamente um contato, e vamos conversar mais sobre o elenco, já que vivemos uma fase de transição”, falou.
Trajetória
Paulo Roberto Santos é natural do Rio de Janeiro e conta com uma trajetória em que acumulou experiência e levou diversos clubes a ascenderem de divisão, o que lhe rendeu a alcunha de “Rei do Acesso”. Entre eles estão alguns por Pouso Alegre, Rio Claro e São Bento, por exemplo, sendo que no ano passado dirigiu o time mineiro na campanha do acesso da Série D para a C do Campeonato Brasileiro. Sua última equipe foi o ASA/AL, na edição deste ano do Campeonato Brasileiro Série D.