(Texto e foto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O elenco do XV de Piracicaba iniciou, efetivamente, os preparativos para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. A reapresentação ocorreu nesta segunda-feira, 10, com trabalhos em dois períodos, o que se repetirá praticamente durante toda esta semana. Pela manhã, o preparador físico Claudinho Creato realizou as avaliações antropométricas, que mensura peso, dobras cutâneas, percentual de gordura, entre outros pontos. Houve também um treinamento físico dos jogadores.
O preparador físico Leonardo Tabai foi quem comandou a atividade de força feita nos aparelhos da academia do Barão da Serra Negra. À tarde, sob as orientações do treinador Cléber Gaúcho e demais integrantes da comissão técnica, o plantel foi a campo, no próprio estádio municipal, para participar de um treino técnico/tático. O Nhô Quim estreará na competição nacional, depois de seis anos, no primeiro fim de semana de maio, diante do Maringá, em Piracicaba, em jogo pelo grupo A7.
“Serão aproximadamente quatro semanas de treinamentos até a nossa primeira partida no Campeonato Brasileiro Série D, com o Maringá, em casa. A primeira semana serve para efetuarmos as avaliações e as reavaliações dos aspectos físicos, médicos, fisioterápicos, os treinos de força, preventivos, além dos quesitos técnicos e táticos. Temos a intenção de agendarmos de dois a três jogos-treino preparatórios, antes de iniciarmos a nossa caminhada na competição”, explicou Creato.
“Os atletas vêm de um torneio que contou com uma sequência intensa de rodadas, com um espaço curto entre uma e outra, e responderam bem. Agora é darmos sequência na base que plantamos lá no início da nossa pré-temporada, ainda no fim do ano passado, e aproveitarmos esse período que temos até a estreia na Série D da melhor maneira possível”, externou Tabai. Nesta terça-feira, será feito um trabalho preventivo pela manhã e à tarde nova atividade em campo com Cléber Gaúcho.
A chave do Alvinegro Piracicabano na Série D conta ainda com Patrocinense, Crac, Cascavel, Ferroviária, Inter de Limeira e Operário/MS. Os quatro melhores avançam para a fase seguinte. “Estamos monitorando nossos adversários, que são fortes e têm obtido bons resultados. As dificuldades serão grandes, em um grupo bastante competitivo, e estamos nos dedicando para buscarmos o nosso objetivo, que é o acesso”, disse o gestor de futebol quinzista, Douglas Pimenta.