Home Esporte No cálculo e na sorte, Alain Prost vence o GP de San Marino:

No cálculo e na sorte, Alain Prost vence o GP de San Marino:

por Nilton Castelo

San Marino, Ímola, 27 de abril de 1986

Prost finalmente venceu sua primeira prova na temporada. Largando com seu McLaren na quarta posição, o francês teve a paciência que lhe é peculiar. A frente, novamente a Lotus de Ayrton Senna e a Williams de Nelson Piquet. Mansell fez bom treino e vinha de terceiro. Alboreto finalmente conseguiu colocar a Ferrari a frente das Ligiers e largou em quinto lugar, acompanhado da McLaren de Keke Rosberg.

Aliás, mais uma pole de Senna e sua Lotus. O brasileiro tem se mostrado muito forte na disputa por um tempo mais rápido. Entretanto, na prova, Ayrton foi superado rapidamente por Nelson Piquet, que abriu uma eternidade para as McLaren de Rosberg (que fez excelente começo de corrida) e Prost, que passaram sem muitas dificuldades pela Lotus de Ayrton.

Logo no início da prova, Mansell teve problemas no motor e abandonou seu segundo GP em três. Mais tarde, o motor da Lotus de Senna também não aguentará a pressão. Piquet estava tranquilo na frente, mas sabendo que não poderia andar tão rápido assim, para não estragar o carro no fim da prova. O brasileiro fez uma tática de andar rápido no primeiro trecho e de se poupar na segunda parte e depois vê o que aconteceria.

Na disputa pela ponta, quando já poupava combustível, Piquet foi o primeiro a parar, mas uma troca desastrosa da Williams, com mais de 14segundos (que faria diferença lá na frente), já o colocou em terceiro na briga. Keke Rosberg foi o segundo a parar, ele liderava o GP, mas perdeu a posição quando Prost retornou dos boxes, quatro voltas mais tarde.

Então, Prost voou para uma vitória tranquila? Nada disso. Mesmo com uma diferença de mais de 20 segundos para Keke, nada estava decidido. Primeiro, Rosberg teve uma pane seca e abandonou restando duas voltas para o fim. Piquet, assumira a segunda posição. Porém, assim como na corrida anterior, faltou uma volta a mais para a Williams vencer o duelo. Se na Espanha, Mansell chegou 13 milésimos atrás de Senna, em San Marino, Piquet chegou sete segundos atrás de Prost. Porém, o combustível do francês terminou com duas curvas antes da bandeirada final, mas ele foi se arrastando na pista para conquistar mais uma vitória. Foi a segunda prova que se tivesse uma volta a mais, as Williams teriam vencido.

Mesmo abandonando, Keke Rosberg ainda conseguiu ficar na quinta posição. Destaque para a Ferrari de Stefan Johansson, que com tantos problemas dos demais, conseguiu levar seu carro ao quarto lugar. Posição que seria de Alboreto, mas este abandonou restando cinco voltas. A novidade foi pódio de Berger, que com sua Benetton, foi acompanhando o pelotão e conseguiu marcar pontos importantes. Foi a terceira prova do austríaco em 86 e pela terceira vez na zona de pontuação. A Ligier, após bela estreia no Brasil, novamente teve problemas com seus dois carros, que tiveram que abandonar a prova, assim como na Espanha. A Brabham conquistou seu primeiro ponto na temporada com Patrese, que acompanhou os rivais.

A próxima etapa da F-1 acontece nas ruas do principado de Mônaco. Piquet e Senna lideram o mundial, mas a McLaren de Prost, devagarinho, vem no alcance de ambos.



Créditos: Blog do Gaion

Você pode gostar

Deixe um comentário