599Copa Paulista – Final
Data – 09/11/2019
O XV de Piracicaba abriu a final da Copa Paulista contra o São Caetano, na noite deste sábado, 9, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, que contou com um público de mais de 13 mil pessoas, em um embate cheio de alternativas. Com gols de Jean Dias e Júnior Alves, os visitantes fizeram 2 a 0 no primeiro tempo. Com gols de Cássio Gabriel na etapa complementar, o Nhô Quim empatou, mas, no último lance, Max fez o terceiro para o adversário.
A decisão acontece no próximo sábado, 16, às 17h00, no Estádio Municipal Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O Alvinegro Piracicabano precisará vencer por dois gols de diferença para sair com o título após os 90 minutos. Triunfo por um gol de vantagem leva a disputa para os pênaltis. O clube do grande ABC paulista tem a possibilidade de se sagrar campeão com um empate perante os seus torcedores.
O jogo
Logo aos dois minutos, Jefferson Feijão recebeu em profundidade e cruzou para Cássio Gabriel, que mandou de voleio, por cima do gol. Quatro minutos depois, Anderson Rosa dominou na entrada da área, puxou para o pé direito e bateu. A bola desviou na defesa quinzista e ficou com Luiz Fernando. Aos dez minutos, Cássio Gabriel arrancou e tocou para Misael na ponta esquerda. O atacante limpou a marcação e chutou colocado, rasteiro, para defesa de Luiz Daniel.
O primeiro tempo era bem movimentado e, aos 13 minutos, Peri levantou para Raphael Macena. O artilheiro quinzista cabeceou e o goleiro adversário fez outra boa intervenção. Cinco minutos depois, novo duelo entre Misael e Luiz Daniel, que novamente foi bem. O XV criava as melhores oportunidades, mas os visitantes abriram o placar aos 25 minutos. Emerson Santos arrumou de cabeça para Jean Dias, que finalizou no canto esquerdo da meta do Alvinegro Piracicabano.
Já aos 28, após cobrança de escanteio, Júnior Alves desviou na primeira trave e fez 2 a 0. Jean Dias, aos 36 minutos, recebeu na linha de fundo e alçou na medida para Emerson Santos, que cabeceou no chão e Luiz Fernando fez grande defesa. Jefferson Feijão, aos 39, cruzou, a bola passou por Macena e, quando ia entrando, o arqueiro rival deu um tapa para escanteio. Em seguida, o próprio lateral soltou a bomba de canhota e a bola passou perto da trave direita.
O Nhô Quim contou com a inspiração de Cássio Gabriel para empatar a partida na etapa final. Aos nove minutos, o meio-campista arrematou, a bola saiu cheia de efeito e foi parar no ângulo esquerdo: Praticamente do mesmo lugar, aos 28 minutos, Cássio chapou no canto esquerdo: 2 a 2. A equipe do ABC assustou pouco depois, em cabeçada que passou perto da trave, e aos 31 minutos, em arremesso lateral na área e cabeçada de Emerson Santos. Luiz Fernando salvou.
A resposta veio logo em seguida. Raphael Macena ajeitou de cabeça, Erick Salles dominou praticamente na risca da pequena área e mandou de puxeta. A bola passou por cima do gol. Quando o jogo caminhava para o seu encerramento, com a impressão que ficaria mesmo tudo igual, aconteceu uma falta para o São Caetano. A bola chegou à linha de fundo, foi levantada na segunda trave e Max, aos 48 minutos, de cabeça, decretou a vitória do time do ABC.
Ficha técnica
Copa Paulista – Final
25ª rodada
XV de Piracicaba 2×3 São Caetano
Data – 09/11/2019
Horário – 18h00
Local – Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Árbitro – Thiago Duarte Peixoto
Assistentes – Anderson José de Moraes Coelho e Fabrício Porfírio de Moura
Quarto árbitro – Ricardo Bittencourt
Quinto árbitro – Bruno Silva de Jesus
Avaliador de campo – Luiz Vanderlei Martinucho
Gols – Cássio Gabriel aos 9’ e aos 28’ 2/T (XVP); e Jean Dias aos 25’ e Júnior Alves aos 27’ 1/T e Max aos 48’ 2/T (SCA)
Público – 13.577 pagantes
Renda – R$165.410,00
XV de Piracicaba – Luiz Fernando; Jefferson Feijão, Gilberto Alemão, Paulão e Peri; Fraga, Simião e Cássio Gabriel; Misael (Danilo Bueno), Luizinho (Erick Salles) e Raphael Macena (Mateus Oliveira) Técnico: Tarcísio Pugliese
São Caetano – Luiz Daniel; Lucas Mendes, Júnior Alves, Max e Bruno Recife; Mazinho, Esley (Sandoval), Karl e Anderson Rosa (Chumbinho); Jean Dias (Alex Reinaldo) e Emerson Santos Técnico: Marcelo Vilar
Fotos: Jefferson Costa